JARDIM SENSORIAL

O mais novo projeto, “JARDIM SENSORIAL: ” visa implantar um espaço de aprendizado, convivência e estimulação dentro da Oficina de Inclusão Social, diversificando e complementando as ações voltadas ao ganho de qualidade de vida, autonomia e independência da pessoa com deficiência através da descoberta e redescoberta do corpo enquanto um Corpo Ocupacional. O que significa apropriar-se, tomar consciência de si através do sentir. É através do corpo, desde antes do nascimento, que os indivíduos se percebem, interagem com o outro e se apropriam do mundo a sua volta.

Utilizando o jardim sensorial como recurso terapêutico proporcionaremos as pessoas com deficiência a oportunidade de acessar, através do corpo, novas vivências, além de resgatar as memórias, as emoções e as experiências culturais. As percepções, sejam elas olfativas, táteis, visuais, gustativas ou auditivas, estimuladas durante as atividades proposta no jardim sensorial irá exercitar a função neural.

Incluir o estímulo sensorial nas intervenções é de extrema importância, principalmente para as pessoas com deficiência, uma vez que organizar nossas sensações é a base para todas as formas de aprendizado, e desenvolvem um papel fundamental no comportamento tanto físico quanto mental, organizando e processando as informações do ambiente e produzindo repostas adaptativas adequadas.

O Jardim sensorial trará também um espaço de convivência em meio a natureza, local este onde poderão ser realizados encontros e trocas de experiência entre familiares, grupos de orientações para os usuários, oferecendo um espaço de acolhida, meditação, relaxamento e trabalho em equipe, desenvolvendo nos usuários o pensamento crítico e reflexivo quanto ao desempenho ocupacional nas atividades cotidianas.


Compartilhe com suas redes sociais:

Fotos do projeto: